Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Sinopse
Elías Merino e Tadej Droljc vão apresentar os principais conceitos por detrás da imagética audiovisual do projeto Synspecies. Da ideia de confrontar objetos até à forma audiovisual que assumem, nesta masterclass os artistas vão mostrar o caminho para os bastidores do seu trabalho.
O projeto Synspecies inspira-se em ecologias virtuais – espaços morfológicos instáveis ??que emergem de uma interação de entidades não relacionadas mas coexistentes, com o vazio. Este projeto surgiu após longas reflexões e derivas conceptuais sobre objetos audiovisuais virtuais, paradigmas da arte digital e da exploração narrativa. É com base nestas dicotomias, diálogos e conflitos que a dupla deu origem à linguagem audiovisual única que alimenta o projeto Synspecies.
Informações Adicionais
Elías Merino
Compositor e artista sonoro sediado em Madrid. A sua prática inclui instalação, composição e performance ao vivo. O seu trabalho deriva entre a música computacional abstrata e algorítmica, a eletrónica contemporânea incomum e a música instrumental; e explora campos como a mudança tempo-perspetiva, narrativas fraturadas, contemplação imersiva, estados de desorientação, alteridade e estranhamento. Também se interessa por abordagens relacionadas com ficção e futuros especulativos, materialidade pós-digital, composição orientada para objetos e pós-humanidades.
Tadej Droljc
É um artista programador criativo esloveno que trabalha na interseção entre o som, a imagem e a luz. No seu trabalho individual, Tadej recebeu o Lumen Prize Student Award, a bolsa Dennis Smalley em música eletroacústica e venceu o prémio Most Promising Video Artist no Matadac – International Festival of Audio-visual & New Media Art (Madrid). Tadej apresentou e expôs em festivais como Ars Electronica, Paris Biennale NEMO, L.E.V., Brighton Digital Festival, Semibreve, Sonica Glasgow, Lunchmeat, Node, entre outros.